Bem-estar

Dormir depois do almoço, faz mal? Descubra!

Esse não é exatamente um costume dos brasileiros. É uma tradição muito mais espanhola ou italiana do que nossa, mas, vamos lá, quem nunca sonhou dormir depois do almoço pelo menos meia horinha?

E aquele cochilo que parece ser revigorante? Aquela soneca que pode ser um breve repousar das pálpebras? Algumas pessoas usufruem desse privilégio com menos frequência, outras, não abrem mão dele de jeito nenhum.

E, claro, há quem nem cogite fazer uma pausa e dormir depois do almoço. Mas a questão aqui e agora nem é se você gosta ou não da sesta.

É porque nós temos uma pergunta para fazer!


É bom ou ruim tirar um cochilo depois do almoço?

A sesta ou siesta, como já falamos, divide opiniões entre quem ama, quem não dispensa e quem não pode nem imaginar deitar para um cochilo ou dormir depois do almoço. Mas para além da questão das preferências, ela também divide opiniões em relação aos seus benefícios ou malefícios.

Se por um lado os defensores do sono depois do almoço pregam que a sesta fortalece a memória, aumenta a concentração e até melhora a condição motora, de outro, há quem diga que não é bom estar dormindo no período em que fizemos a digestão, porque o organismo entra em conflito.

A explicação para a sesta não ser uma boa pedida é que, ao entrar no estágio do sono profundo, o funcionamento do aparelho digestivo fica mais lento e a consequência disso é que a absorção dos alimentos não acontece da mesma maneira ou velocidade do que em condições normais.

Por outro lado, a sonolência sentida depois de almoçar é justamente em decorrência de que o organismo precisa de energia para fazer o processo de digestão. E, por conta disso, não é recomendável fazer uma atividade física logo depois de comer, por exemplo. É como se ao sentir sono, o corpo pedisse mesmo para relaxar para que a digestão aconteça.


Dormir ou não dormir depois do almoço?

Como já falamos neste conteúdo, tem muita gente que não vive sem dormir depois do almoço e tem aqueles que até a consideram um desperdício de tempo ou um hábito de quem não tem o que fazer.

Claro, se estivermos na Espanha, por exemplo, até as persianas das janelas serão fechadas, tudo para que a ‘siesta’ não seja interrompida por nenhum barulho ou luz que possa vir do lado de fora.

Mas independentemente de você ser adepto ou não do soninho depois do almoço, dormir bem a noite é unanimidade em todo o mundo. Ou seja, não há quem dispense ter uma boa noite de sono, não é mesmo?

Por falar nisso, como você está dormindo? Sente-se descansado ao acordar e quando abre os olhos parece estar ainda mais cansado do que antes de dormir?

Tem dúvidas sobre a qualidade do seu sono? Que tal saber se está descansando da forma que merece? É só fazer esse teste para saber.

Se quiser nos contar qual foi o resultado, basta deixar um comentário! Com ou sem sesta, até a próxima!

 

MaxFlex

Por Maxflex

Oferecemos as melhores superfícies para repouso conscientizando os clientes sobre o impacto destas na qualidade do sono.

Comentários